Junho 28, 2017 Avaliações 360°, devemos temê-las? +55 (11) 2501-4044

Artigos

Voltar

AVALIAÇÕES 360°, DEVEMOS TEMÊ-LAS?



O principal ativo das organizações não é o espaço físico em que operam, tampouco seu capital ou propriedade intelectual. As organizações com melhores desempenhos entendem que talentos de alta qualidade sustentarão seu desempenho mesmo quando as circunstâncias externas ameaçarem seu sucesso.

 
Estas organizações dedicam recursos o suficiente para obter e reter os melhores talentos que sua indústria tem a fornecer. Neste contexto, uma das estratégias mais eficientes para reter funcionários é continuamente avaliá-los, para que entendam onde e como podem melhorar seu desempenho e, consequentemente, potencializar o da organização. É aqui que as análises de 360° fazem-se importantes e oferecem importantes benefícios às empresas.
 
Muitas vezes, contudo, existe um certo medo/receio em relação a estas pesquisas.
 
Ao saber da iminência de uma avaliação de desempenho, alguns funcionários podem sentir-se receosos, mesmo os top performers. Por vezes, temem ter desempenhos piores do que os que realmente têm, ou ainda temem que seus avaliadores lhes irão criticar e/ou simplesmente oferecer um feedback negativo. Em ambos os casos, contudo, as avaliações geralmente são diferentes, sobre a maneira quando se destaca um contexto de desenvolvimento e aprimoramento para a avaliação. Além disso, as vezes se impressionam com as boas avaliações que recebem, indicando importantes gaps, para mais ou menos, em relação a sua autopercepção e seu desempenho.
 
A descoberta destes gaps, na verdade, costuma ser uma das mais importantes contribuições das análises de tipo 360°. Nem sempre conseguimos perceber onde estamos falhando, a quem não estamos respondendo adequadamente e/ou ainda que importantes habilidades possuímos –sem perceber – e que poderíamos potencializar.
 
Mais do que simplesmente identificar estes gaps, os efeitos da utilização de análises 360° podem ser ainda mais profundos e interessantes.
 
Caracterizados pela avaliação de subordinados, colegas, parceiros de negócios, entre outros, além de superiores, as análises 360° permitem uma avaliação sincera e assertiva, assegurada pelo anonimato daqueles que avaliam. Quando bem conduzidos, estes processos refletem na melhoria da comunicação interna, encorajando o feedback respeitoso entre estes mesmos atores, além de o próprio desenvolvimento dos identificados gaps entre os grupos e as avaliações esperadas pela organização, permitirem uma interação melhor, mais eficiente e respeitosa entre as partes envolvidas.
 
Avaliação individual e continua dos funcionários permite feedback constante.
 
Individualmente, o processo de assessment 360° é contínuo e cíclico. Funcionários aprendem sobre como podem aprimorar seu desempenho profissional, e então formular planos de ação para a adoção de práticas excelentes, e ainda aderir estes passos em treinamentos e programas de desenvolvimento. Por fim, acompanhar os progressos através de uma nova pesquisa 360° graus. Avaliações pré e pós desenvolvimento facilmente medem o progresso dos funcionários em relação a seus esforços e planos de ação, e ainda ajudam a identificar as áreas que exijam desenvolvimento adicional.
 
Uma avaliação 360° geralmente é aplicada nos líderes que desejem que passem por um programa de desenvolvimento executivo em algum momento de sua carreira na organização. No entanto, análises 360° não se limitam à líderes e gerentes. Estas mesmas pesquisas podem e devem ser utilizadas em diferentes áreas e níveis das organizações, e também podem ser utilizadas para avaliar temas e pontos de atenção específicos para as organizações, como gerenciamento de conflitos, atendimento ao cliente etc.
 
Analisar como as outras partes envolvidas avaliam o desempenho de alguns de seus líderes permite verificar mais precisamente em que áreas estes líderes precisam aprimorar para que se tornem melhores colaboradores. Uma vez tenham sido revisados os resultados do processo 360°, os administradores da pesquisa devem voltar sua atenção às maneiras através das quais poderão utilizar estas informações para alavancar sua organização.