Junho 28, 2017 Avaliações 360°, devemos temê-las? +55 (11) 2501-4044

Artigos

Voltar

CARQUEST® CONTRATA ASSESS SYSTEMS® E SELECT®



Sediada em Raleigh, na Carolina do Norte (EUA), a empresa americana CARQUEST® vende peças de reposição, suprimentos, acessórios e equipamentos para praticamente qualquer tipo de veículo, como caminhões, de recreação, ônibus, equipamentos agrícolas e até barcos. A empresa está nesse negócio há mais de 40 anos, com mais de 3.400 lojas e 38 centros de distribuição em toda a América do Norte.

 
Todo ano, a CARQUEST® contrata milhares de funcionários. A empresa exige excelência em todas as posições para o apoio de seu modelo especializado de vendas, entrega e atendimento ao cliente.
 
Cada novo contratado precisa possuir e demonstrar o potencial para exceder as expectativas do cliente.
 
Desafio
 
Um processo lento e desencorajador – para candidatos e empregador -, de seleção
 
Para contratar o talento certo, rapidamente, o processo de seleção precisa ser eficiente e customizado tanto para clientes, como para a organização. Quando a organização começou a usar assessments de um distribuidor externo em 2005, notou-se que a conclusão de tais testes levava 45 ou mais minutos, desencorajando os candidatos que não obtiveram sucesso. Muitos bons candidatos foram perdidos. As avaliações resultavam em apenas descrições gerais dos candidatos, sem quaisquer informações sobre o potencial dos mesmos.
 
A CARQUEST® buscava novas avaliações que reduzissem o tempo gasto, aumentassem o número de candidatos, podendo diferenciá-los e que oferecessem recomendações sólidas de contratação, aumentando assim, a qualidade das informações fornecidas aos gerentes para a tomada de decisão.
 
SOLUÇÃO – Melhorias na avaliação e rápida implementação
 
A ferramenta SELECT®, com uma avaliação de 10-15 minutos, oferecendo claras recomendações de contratação e questões suplementares para entrevista, era ideal.
 
Além disso, utilizando-se de um teste padronizado, testado e criteriosamente validado, embora levando em conta as necessidades de cada posição e da própria CARQUEST®, o processo de implementação foi simples e rápido.
 
Satisfeita com a alta eficiência das avaliações para níveis operacionais, a CARQUEST® queria ir além. “Com a ajuda dos consultores contratados, desenvolvemos modelos voltados especificamente aos nossos cargos/funções e sua implementação, integrando-o ao nosso sistema de recrutamento em menos de 30 dias”, afirmou Faithe Hart, o vice-presidente de Gestão de Talentos. Os relatórios de cada candidato entregavam informações detalhadas e esclarecedoras para as decisões de recrutamento.
 
Avaliação de Profissionais para recrutamento corporativo e avaliação contínua
 
Dada a implementação eficiente dos assessments para níveis operacionais, a CARQUEST® solicitou avaliações com níveis mais altos. Em função do histórico de aquisições, a organização buscava rápida e sistematicamente avaliar mais 1.000 profissionais de gerência e vendas. O objetivo era tornar-se uma empresa inteiramente reorganizada, com uma hierarquia de vendas mais eficiente, um time de gestores mais efetivo, um melhor aproveitamento de talentos e ainda um melhor planejamento para sucessão. A CARQUEST® pretendia utilizar o Assess® continuamente.
 
Após a criação de modelos de competência para cada posição a avaliar, foi aplicado o Assess®, que compara as habilidades e características inatas de uma pessoa com as competências de um dado modelo. Isto permitiu a CARQUEST® uma melhor combinação entre o potencial de seus funcionários e suas preferências com o desempenho esperado para a função.
 
Além de uma eficiente reestruturação, a CARQUEST® beneficiou-se com os modelos de competências e a base de talentos que acompanhou as avaliações. A empresa hoje entrega talentos para o contínuo gerenciamento, crescimento e planejamento de sucessão. Assess® ajuda a tomar importantes decisões de recrutamento rapidamente.
 
RESULTADOS – Uma experiência dinâmica para candidatos e diminuto tempo para contratação
 
Os candidatos agora experimentam um processo dinâmico e automatizado. O feedback dos supervisores tem sido positivo no que vale a adequação, qualidade e desempenho dos novos contratados.
 
Utilizando-se do SELECT® e do Assess®, a CARQUEST® implementou um modelo proativo de contratação de talentos ao, continuamente, aceitar candidaturas. A companhia normalmente buscava de 10 a 20 candidatos, que eram então avaliados e separados, e quando ocorria a abertura de uma posição, o melhor candidato era contratado. Isto diminuiu sensivelmente o tempo de contratação, que passou de 21 para 5 dias.